Consequências

TPL_IN

Sabe aquele lance de que o bater das asas de uma borboleta aqui pode causar um furacão lá do outro lado do mundo? Essa é uma das verdades mais incontestáveis da nossa existência. 

Nossas ações geram reações. Cada passo dado será responsável pelo caminho que nossa vida seguirá. Mesmo aquele dia que você acha que ficou em casa o dia todo e foi perdido terá uma consequência no seu futuro, tão importante quanto aquele dia que você resolveu chutar o pau da barraca e mudar tudo. O que muda são as transformações geradas por cada uma das suas ações, mas aquele dia que passou – agitado ou não – nunca mais voltará. 

Todas as manhãs um sol se abre na nossa frente, e com ele vem uma vida, que cobra o seu preço por existir. É muito lindo saber que sempre temos uma oportunidade ao raiar do dia, mas seria muita burrice (ou quem sabe, hipocrisia) não reconhecer que mesmo tendo uma nova oportunidade, o seu passado não se desgruda de você. 

Desde o momento em que nascemos, nossa trajetória vem sendo traçada. Nossos acertos e erros serão colocados nas nossas costas para sempre, e isso fará de nós o que somos. A criança chorona ou a criança destemida moldará o adolescente. O jovem rebelde ou o jovem determinado fará o adulto. Até mesmo, ou principalmente, na sua saúde. Quem sempre teve uma alimentação saudável e praticou atividades físicas terá uma velhice sem dores e com disposição, já aquele que sempre foi sedentário e usou drogas, para se manter vivo terá que fazer uso de um coquetel de remédios e sentirá no corpo as agonias da idade avançada.

Quem nunca ficou se perguntando como seria sua vida se tivesse namorado com outra pessoa, se tivesse tido outro emprego, se tivesse feito outro curso superior? 

Acontece que a vida não é feita de “se”. A vida é feita de realizações, sejam positivas ou negativas. A palavra pronunciada não volta. O passo dado não retrocede. A atitude tomada não se desfaz.

Por isso é tão bom aprender com os erros. Eles ficarão para sempre impregnados em nossa história, e deles, a única coisa que podemos tirar é sabedoria. Não vai servir de nada ficar pensando e pensando que deveria ter feito diferente, pois você não fez e o tempo não voltará.

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar